Hérnia de Disco, porque ela causa a dor na coluna?

Não aquenta mais sofrer com dores, quer alívio já? Então aperte o botão agora do WhatsApp para Agendar sua Avalição Gratuita!

Pessoas que sofrem de dores crônicas, que impactam negativamente na sua qualidade de vida e que não apresentam melhora com outros tratamentos disponíveis, podem ser beneficiadas com o tratamento do Especialista Médico da Dor.

A hérnia de disco refere-se a lesão que ocorre geralmente na região lombar, sendo a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé.

Nossa equipe é N°1 em aliviar diferentes tipos de dores, com agente, sua dor esta com os dias contados entre em contato já.
Cerca de 80% das pessoas irão sentir a dor lombar em algum momento de suas vidas.

A localidade da hérnia lombar é no disco entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

Venha saber mais sobre no artigo a seguir!

3 tipos de hérnia de disco.

A hérnia de disco se dá após lesões repetidas no disco da coluna, sendo que a postura e movimentos inadequados podem danificar o disco, deixando-o com uma espessura menor.

  • Protusão discal.

Sendo o tipo mais comum e se caracteriza pelo fato do núcleo do disco se alargar e permanecer intacto.

  • Hérnia de disco extrusa.

É o caso mais grave, pois o núcleo do disco encontra-se deformado ao ponto do núcleo pulposo perder seu formato original e nesse rompimento o líquido gelatinoso sai por meio de uma fissura na membrana, perdendo o contato entre os fragmentos e seu meio interno.

  • Hérnia de disco sequestrada.

É mais grave ainda, pois o disco está muito danificado e pode chegar a partir ao meio podendo o líquido gelatinoso adentra o canal medular e pressiona a raiz nervosa, causando compressão contínua e inflamação, provocando a dor química.

O que causa a hérnia de disco?

Ao envelhecermos, nossos discos das colunas perderem em sua maioria a flexibilidade e elasticidade e os ligamentos em torno se tornam frágeis e se rompem com maior facilidade.

Vamos conhecer a seguir mais fatores que desencadeiam geralmente a hérnia de disco:

  • Predisposição genética é a maior causa para a formação de hérnias discais;
  • Sedentarismo e tabagismo;
  • Envelhecimento;
  • Transportar ou levantar muito peso pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral e beneficiar o surgimento de hérnias discais.

Sintomas de hérnia de disco.

O principal sintoma da hérnia de disco é dor intensa forte na parte da perna onde a raiz nervosa afetada.

Em casos de compressões significativas poderá ter a perda da força nos músculos afetados e dores na região lombar e nas nádegas.

No caso da hérnia de disco cervical, as dores estão concentradas nas regiões do pescoço e da nuca e o paciente poderá apresentar dificuldade para movimentar pescoço e braços e ter fraqueza e formigamento nos braços, mãos e dedos.

Fatores de risco.

O envelhecimento e o desgaste da coluna podem elevar as chances de se desenvolver uma hérnia de disco, mas a doença poderá ser causada também por atividades repetitivas ou algum ferimento causado à coluna.

Outros fatores de risco para você se ater:

  • Postura inadequada, movimentos inadequados;
  • Excesso de peso (sobrepeso ou obesidade);
  • Atividades de grande esforço físico;
  • Movimentos de repetição;
  • Síndrome do piriforme;
  • Síndrome Dolorosa Miofascial.

Diagnóstico.

O diagnóstico da hérnia de disco pode ser realizado por meio da observação dos sintomas e do exame físico, sendo confirmado por exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, pois avaliam o disco, sua espessura, a localização exata da hérnia e que tipo de hérnia a pessoa tem.

O raio X infelizmente não mostra muito bem a hérnia, sendo suficiente para mostrar o alinhamento da coluna e a integridade ou destruição das vértebras e por isso, por vezes o médico solicita o raio X e com o resultado deste, solicita a ressonância ou tomografia para averiguar a gravidade.

Ao ser confirmada a enfermidade pode ser indicado o tratamento da dor com fisioterapia, Pilates, RPG, osteopatia ou cirurgia.

Lembre-se de que a cirurgia é sempre a última opção de tratamento, ficando destinada aos casos onde a pessoa não apresenta melhora dos sintomas ou alívio da dor em São José do Rio Preto com os tratamentos já citados, por um período superior a 6 meses.

Conclusão.

Vimos então que a hérnia de disco se refere ao disco que se abre, fazendo com que o líquido interno force os nervos ao redor na coluna, ocasionando em sua maioria dor intensa.

A L\’a Sensitive Clínica da Dor em São José do Rio Preto têm uma equipe de médicos da dor especialistas em tratamento da dor para hérnia de disco.

Gostaria ter, ou dar esse alívio a quem você amaEntão agende agora sua avaliação Gratuita no botão do WhatsApp!

Contamos com Médicos, Fisioterapeutas, enfermeiros de altíssima qualidade, outro diferencial está em nossa infra estruturado, ambiente é totalmente confortável e moderno para receber os nossos pacientes, com os melhores e mais sofisticados aparelhos do mercado.

Exame Ecocardiograma

O exame ecocardiograma é um dos mais essenciais quando se fala a respeito da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração. Através deste

Leia mais »

Exame Eletrocardiograma

Entre os diferentes exames que um cardiologista pode solicitar a um indivíduo, o exame eletrocardiograma trata-se de um dos principais. Por meio deste exame, é

Leia mais »

L'a Sensitive - Clínica Médica, Geriatria, Fisioterapia e Tratamento da Dor.​

Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira das 08:00hs às 21:00hs.

Copyright ©2023 | Desenvolvido por @MagnoDigital